Denuncie

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:
Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

O que são maus-tratos?

– Abandonar, espancar e envenenar;

– Não dar água e comida diariamente;

– Manter preso em corrente, em local sujo ou pequeno demais para que o animal possa andar ou correr;

– Deixar sem ventilação ou luz solar;

– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;

– Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;

– Capturar animais silvestres;

– Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi, etc.

Investigue

Antes de qualquer atitude, certifique-se de que se trata de um caso de maus tratos (conheça as leis em vigor, abaixo). Colha evidências, testemunhos que comprovem a situação. Sempre que possível, procure conversar com o agressor, salientando que os animais são protegidos por leis. Aja de maneira educada mas objetiva. Tenha em mente que a finalidade é o bem estar do animal. Se possível, tire fotos.

Denuncie

Pela Constituição de 1998, os animais são tutelados pelo Estado, ao qual cabe a função de protegê-los. Os atos de abuso e de maus-tratos configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental.

Como denunciar?

Toda pessoa que testemunhe atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, “Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos “.

Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

Acompanhe o processo: guarde a cópia do B.O. ou T.C. com você. A autoridade policial enviará uma cópia destes documentos para o Juizado Especial Criminal para que o acusado seja processado. Se você não puder acompanhar o andamento do processo, peça ajuda a uma instituição de proteção animal, fornecendo-lhes cópia do B.O. ou do T.C. Algumas entidades possuem advogados para garantir que o acusado seja processado e, se for o caso, punido. Denúncias por telefone, podem ser feitas pelo “Disque Denúncia”: 0800-772-2986

Ou pelo portal fácil, da prefeitura de Guarulhos:
http://servicos.guarulhos.sp.gov.br:8080/HomeServicos.do

“Sua denuncia pode ser feita atraves do telefone”

Ligue agora para: 0800 772 2986

clicando em saúde/fiscalização/denuncia de animais domésticos

Faça a transferência da sua doação via PIX

  • Chave : contato@projetomiau.org.br
  • Associação de defesa animal - projeto mi
  • CNPJ : 010.697.261/0001-66
  • AGENCIA : 1407 C/C: 72200