Posse Responsável

O que é posse responsável?

É ter a guarda de um bichinho e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança. É respeitá-lo, respeitar suas características, seus hábitos, e ser um verdadeiro guardião.

Se você pretende ter um bichinho de estimação, precisa pensar em alguns pontos fundamentais antes de Adotar um Animal.

Para adotar um animal é necessário fazê-lo com responsabilidade. Antes de adotar converse com toda a família e reflita sobre as perguntas abaixo:

Espaço e tempo

Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida? Ele é um ser vivo e sensível, não um produto que pode ser trocado ou jogado fora ao apresentar “problemas”. Se você mora em apartamento ou numa casa com um pátio pequeno, analise se você terá tempo e disponibilidade para passear com ele. Animais necessitam de exercício físico com regularidade.

Amigo para a vida toda

Você está realmente disposto a manter e cuidar dele por toda a vida, sabendo que, quando estiver velho, terá problemas próprios de qualquer velhice? Cães e gatos chegam a viver de 10 a 20 anos. Ao adotar um bichinho, você assume o compromisso de cuidá-lo e protegê-lo por todo esse tempo. Animais de estimação não são descartáveis, nem brinquedo. Devem ser sempre, parte da família.

Ausência

Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar deste animal? Se você e sua família costumam viajar para locais onde não possam levar animais, melhor não adotar, a não ser que possam deixá-los com amigos ou em hoteizinhos neste períodos. Repare que nos finais de ano e em julho, o número de animais nas ruas é muito maior.

É que boa parte da população quer viajar e acaba soltando na rua. Isso é uma crueldade sem tamanho!
Decisão Conjunta

Toda sua família ou quem vive com você está de acordo com a adoção? Você tem crianças pequenas que possam não se ajustar ao porte ou às características do animal escolhido?

Financeiro

Você está disposto a arcar com as despesas de um animal? Além de amor, alimentação e abrigo, ele vai – precisar de vacinas (anualmente), vermífugos, anti-pulgas periodicamente e cirurgia de esterilização (castração), uma vez na vida. Sem falar que eventualmente seu bichinho poderá ficar doente. Esteja preparado para doenças e emergências veterinárias. Saiba mais sobre os gastos que envolvem ter um animal:

Vermífugos e anti-pulga

É preciso controlar pulgas e vermes periodicamente, pois um está ligado ao outro. A pulga transmite vermes ao animal, então nunca deixe que ele tenha pulgas.

Vacinas

Os filhotes devem tomar a primeira dose da vacina Quádrupla Felina ou Déctupla Canina aos 60 dias. A segunda dose aos 90 e a terceira dose aos 120 dias, quando deverá receber também a vacina anti-rábica. Depois, basta repetir uma dose de cada vacina de ano em ano. Procure um bom veterinário.

Vermífugos e anti-pulga

É preciso controlar pulgas e vermes periodicamente, pois um está ligado ao outro. A pulga transmite vermes ao animal, então nunca deixe que ele tenha pulgas.

Alimentação

Alimente seu animal com uma ração de boa qualidade e adequada a sua idade. Cães comem 2x ao dia, e os gatos comem pequenas porções várias vezes ao dia. Deixe a ração sempre fresca à disposição do bichinho juntamente com a água fresca. Todos adoram tomar água LIMPA.

 

Casinhas ou Camas

Os bichinhos gostam de lugares limpos e macios. Quanto mais fofinho, melhor. Se o animal ficar em lugar aberto, precisa de um abrigo, uma casinha protegida do frio e da chuva. É importante que sua comida esteja abrigada, para ter água fresquinha e comida limpinha. Informe-se sobre o custo de casinhas ou caminhas para o tamanho do animal que pretende adotar.

Banhos

Gatos normalmente não precisam de banho. O gato é muito limpo e higiênico por natureza. Já seu cãozinho precisa de banho semanalmente ou quinzenalmente.

Transporte

Cãezinhos precisam de coleira adequada ou caixa de transporte. E os gatos não devem ser transportados no colo, pois podem se assustar, arranhar e fugir. Eles precisam de uma caixinha de transporte, segura e feita especialmente para eles. À venda em pet shops.

Caixa de areia

Os gatos aprendem sozinhos a usar a caixinha de areia. Você não vai precisar ensiná-lo. A areia é encontrada em todos os pet shops e também em supermercados. Importante: não coloque a comida do gato perto da caixa. Os gatos são muito limpos e detestam comer perto de seu cocô e xixi.

Castração

A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes. Ao serem esterilizados, os animais tem menos vontade de sassaricar por aí e, portanto, menor chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados. Ficam mais caseiros, deixam de brigar e, assim, correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas. Isso inclusive protege sua família contra zoonozes.

Lugar de animal domesticado é dentro de nossa casa. Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração. O risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. Além disso, os animais vivem mais contentes por viverem sem a frustração que é não poder realizar seu desejo sexual de imediato.

Companhia

Ele ficará sozinho em casa por longos períodos? Cães deixados presos latem, choram, ficam estressados e, com isso, podem acabar “aprontando” para se distrair. Animais sentem tristeza assim como os humanos e muitos sofrem de depressão.

Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono, mas não é raro ver um gatinho filho único deprimido, com manias para chamar a atenção. Eles também precisam da sua presença, cuidados e afeto. Se você fica muito tempo fora de casa, pense em adotar dois animais para que eles possam fazer companhia um para o outro. Os gastos e o “trabalho” são praticamente os mesmos e eles poderão dormir e comer juntos, um fazendo companhia para o outro.

Segurança

Donos responsáveis querem sempre o melhor para seus bichinhos e isso inclui a sua segurança. Se você mora em casa, cercar sua casa é fundamental para o cão. É ideal zelar para que não fujam pelo portão ou pulem um muro muito baixo. São animais sofridos, que já passaram pelo pior, e desejamos que eles não corram mais riscos desnecessários de serem atropelados, maltratados, e peguem doenças de outros animais (algumas sem cura e sem vacina e transmissíveis). 

Os gatos são muito curiosos e podem tentar pegar insetos, pássaros ou objetos fora do apartamento. Muita gente acha que é besteira, mas realmente acontece de o gatinho cair e morrer, por isto janelas teladas protegem seu gatinho.

Adulto X Filhote

Se você não tem tempo ou paciência para criar um filhote, que é mais brincalhão e exige mais cuidados, adote um animal adulto. Você já saberá que personalidade ele tem e poderá escolher um que se encaixe com o seu perfil. Animais adultos também são muito gratos e fazem de tudo para agradar. Eles querem agradecer a chance de um lar, depois de tanto tempo de sofrimento e uma vidinha injusta.

Outros

Tem pessoas alérgicas na família, motivo que possa ocasionar a rejeição ao animal? Está ciente de que maltratar animais é crime previsto na legislação federal? Você está disposto a lhe dar amor e atenção? Seu animal anterior morreu de doença contagiosa? Neste caso, espere antes de adotar outro, pois você poderá estar condenando seu animal de estimação à morte. Converse com o veterinário, antes de adotar um outro bichinho, principalmente se este for um filhote.

 

Parabéns por sua opção consciente e cidadã de adotar um animal!

Existem muitos animais abandonados. Quem vai adotar um animal deve saber e ter consciência dos cuidados e gastos que vai despender com seu bichinho. Muitos dos cães e gatos abandonados e que sofrem pelas ruas, se encontram nessa condição devido à irresponsabilidade daqueles que se intitulavam “seus donos”.
Por isso recomendamos, ADOTE, mas com muita responsabilidade!

Faça a transferência da sua doação via PIX