Conheça os benefícios de castrar o seu cão

A castração de cachorro envolve uma série de mitos e crenças mas, nos dias de hoje, esse procedimento é altamente recomendado pelos profissionais veterinários, já que traz muitos benefícios para os cães, e também para os seus donos. Impedindo a procriação, o processo é tido como um grande aliado para a diminuição do nível de abandono de animais. No entanto, as suas vantagens vão muito além disso.

Ajudando a controlar e até evitar, por completo, diversos comportamentos incômodos e até doenças que podem surgir no animal, a castração de cachorro é indicada quando o cão atinge a sua maturidade sexual. O que ocorre por volta de um ano de vida. Cachorros mais velhos também podem ser castrados sem complicações, no entanto, benefícios como a diminuição da agressividade podem não ser notados quando o cão que passa pelo procedimento já tem uma idade mais avançada.

Embora haja uma série de mitos que envolvem a castração de cães, incluindo a ideia de que o animal pode sofrer por não ter uma vida sexual ou que ele pode adquirir uma propensão maior a desenvolver doenças. A grande maioria deles são falsos, e o procedimento, na realidade, traz muito mais vantagens que desvantagens para o animal.

O procedimento da castração em cachorros

Assim como em qualquer outro tipo de cirurgia em animais, uma consulta com um médico veterinário é fundamental para evitar problemas no processo de castração. Para garantir que tudo irá ocorrer da maneira mais tranquila possível, muitos profissionais do mundo animal realizam uma bateria de exames antes do procedimento, certificando-se de que a saúde do animal está em dia para uma cirurgia.

Infecções, anemias, coagulação, e doenças diversas (incluindo complicações nos rins e no fígado) além da saúde do coração, fazem parte dos fatores a serem observados antes da castração; sendo que, em alguns casos – como nos que o cão a ser operado possui problemas no coração – ainda mais testes podem ser requeridos. Estes exames pré-cirúrgicos vão variar de necessidade de acordo com a idade e condição geral do animal.

Consistindo na retirada dos testículos do macho – evitando que ele produza espermatozóides e testosterona e, consequentemente, que possa reproduzir – o processo de castração em cachorros recomenda que, no dia da cirurgia, o animal permaneça em jejum. Devidamente anestesiado, o cão tem a região a ser operada raspada e limpa, e um pequeno corte é feito pouco acima do seu escroto – possibilitando que o cirurgião veterinário faça a retirada dos testículos do animal.

Bastante rápida e simples, a cirurgia de castração permite que o animal já recupere a maior parte de suas atividades normais em cerca de 24 horas – no entanto, alguns cuidados específicos devem ser tomados durante o período pós-operatório, como:
• Prestar atenção nos pontos da operação para verificar possíveis inchaços
• Uso de um colar elizabethano para impedir que o cão morda ou lamba a área da incisão
• Administração de medicamentos indicados pelo médico veterinário
• Restrição de atividades do cão como pular ou correr por cerca de dez dias após a cirurgia

Benefícios da castração em cachorros

Conforme dito anteriormente, o grupo de vantagens que um animal tem com o procedimento da castração é grande, e promove uma qualidade de vida maior para o cão e para seus donos – que ficam livres de lidar com uma série de problemas e comportamentos incômodos.

Obviamente, o conjunto de benefícios varia de um cachorro para outro, e a raça do animal em questão também deve ser levada em consideração – já que cada tipo de cão têm características e personalidades específicas.

Enquanto as fêmeas que passam pelo procedimento correm riscos bem menores em relação a algumas doenças; os machos castrados mostram vantagens maiores no quesito comportamental. Muitos dos problemas não são excluídos por completo da vida do animal, no entanto, é possível notar diminuições consideráveis nos hábitos mostrados a seguir:
• Montar nas pessoas
• Agressividade
• Urinar em local inapropriado
• Demarcar território • Desenvolvimento de tumores em testículo • Aumento de próstata (Evita a HPB – hiperplasia prostática benigna)

Faça a transferência da sua doação via PIX